Como resolver problemas com prazo de entrega no e-commerce

Comprar móveis pela internet traz uma série de vantagens e comodidades como escolher as peças do conforto da sua casa, analisar avaliações de quem já comprou produtos iguais ou semelhantes, conhecer a reputação do vendedor ou loja com facilidade e projetar digitalmente o móvel em um espaço como o da sua casa. Mas, às vezes, como em tudo na vida, surgem imprevistos que podem atrasar entregas e a finalização do ambiente. Saiba como lidar com problemas de prazo de entrega no e-commerce no conteúdo de hoje!

Como lidar com atrasos de entregas

Uma das maiores frustrações com os prazos de entrega tem a ver com o fato de que qualquer compra sugere um acordo mútuo entre o vendedor e o comprador. De um lado, o cliente cumpre sua parte do acordo quando fornece o pagamento. De outro, o vendedor entrega a mercadoria no prazo estipulado.

Às vezes, mais do que pressa para receber a mercadoria, o que ocorre é frustração por parte do consumidor que cumpriu com a sua parte do acordo, mas sente que a outra parte não fez o mesmo. É então que surgem as reclamações, críticas e compromete-se a confiabilidade da loja. Para lidar com estes problemas, é importante tomar alguns cuidados:

1 – Faça uma compra segura

Existem vários cuidados que precisam ser tomados para fazer uma compra segura. Para evitar problemas com a entrega da mercadoria, antes de comprar verifique questões como:

  • A existência do CNPJ da loja, do número de telefone e do endereço físico da loja no site
  • Desconfie de preços muito inferiores aos do valor de mercado do produto
  • Pesquise a reputação da loja em sites especializados no assunto.
  • Procure o selo “ambiente seguro” no site da loja
  • Veja como funciona a garantia, o suporte ao cliente

2 – Entenda questões envolvidas no frete

A entrega dos produtos pode ser feita tanto pelos Correios quanto por transportadoras terceirizadas. Os Correios possuem diferentes modalidades de entrega, o que influencia diretamente no tempo estimado e também no valor do frete. Quando se trata de entregas de produtos com mais de 30kg, as transportadoras são uma boa opção por não terem restrição de peso.

Duas questões envolvem diretamente a definição do tempo da entrega da mercadoria: o peso do produto e a distância que ele deverá percorrer. Produtos pequenos e mais leves podem ser transportados em aviões e por isso costumam ter entrega pontual. No entanto, móveis, eletrodomésticos e outros objetos maiores e mais pesados podem demorar certo tempo para percorrer todo o caminho de caminhão, estando sujeito a mais imprevistos e percalços. Imagine que houve um acidente com o caminhão quando o seu produto estava quase chegando no destino. Neste caso, todo percurso deverá ser refeito com um novo produto, atrasando a entrega. É claro que esta é uma hipótese rara, mas é importante ter paciência e tentar compreender os fatores que influenciam na entrega.

3 – Contate o suporte

Se seu produto demorar mais do que o esperado para chegar, entre em contato com a empresa e pelo suporte online ou por telefone e pergunte o que aconteceu. O atendente deve conseguir identificar o problema, informar um novo prazo razoável.

4 – Conheça seus direitos

Diante de atrasos de entregas, existem algumas leis que constam no manual do direito do consumidor que têm por intuito reger este tipo de transação. Alguns dos direitos que você, enquanto cliente, deve conhecer são:

  • O cliente tem o direito de desfazer a compra em caso de atrasos ou extravio
  • Quando a empresa não respeita o prazo de 30 dias para resolução do problema de entrega, o consumidor tem direito de entrar com uma ação judicial para solucionar a questão.
  • Em caso de omissão por parte da empresa na tentativa de resolver o problema, o consumidor deve entrar em contato com o Procon.

Importante: o consumidor deve sempre guardar registros dos contatos com a empresa, como e-mails e números de protocolo. Eles podem vir a calhar caso medidas mais severas tenham que ser tomadas.

5 – Seja tolerante

É preciso lembrar que pessoas trabalham por trás de todo o processo de entrega e que todos, em algum momento, estão suscetíveis a cometer erros. Se sua entrega atrasar pouco tempo e um novo prazo razoável for estabelecido pela empresa, procure ser flexível. Assim, você evita estresse e maiores incômodos e pode curtir sua compra com mais tranquilidade. É importante ao analisar a loja que irá comprar, se eles mantêm o cliente informado de todo o processo e eventuais problemas na entrega. A comunicação clara resolve todo e qualquer problema.

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By | 2017-01-17T15:17:12+00:00 novembro 9th, 2016|Dicas de compra|0 Comments

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