Como checar se um e-commerce tem um bom atendimento pós-venda

O atendimento ao cliente é uma das principais questões a que devemos prestar atenção na hora de comprar produtos online. Considerando que não podemos tocar ou manusear os produtos antes de adquiri-los, é importante procurar no atendimento ao cliente uma segurança como forma de tirar dúvidas e sentir-se mais tranquilo no momento da aquisição.

O atendimento pós-venda em um e-commerce é ainda mais importante. Afinal, depois de efetuar uma compra é quando há a maior probabilidade de ter que lidar com problemas de entrega, de montagem, defeitos, dificuldades técnicas ou necessidade de troca. Por isso, saber como é o atendimento pós-venda da empresa pode ser um ponto de desempate ao decidir fazer uma compra. E também se você algum dia vai voltar a comprar na loja. Mas como você pode checar se um e-commerce tem bom atendimento ao cliente?

3 dicas para saber se um e-commerce tem bom atendimento ao cliente

1 – Observe as opções de contato fornecidas pela empresa

Uma empresa preocupada em fornecer um bom serviço de pós-venda para seus clientes vai fazer de tudo para facilitar o contato com eles. Ou seja, procure no site se há um número de telefone, se há e-mails para contato, um chat de suporte e os links para as páginas de mídias sociais da empresa. Ainda que cada assunto seja tratado em um canal específico e por pessoas treinadas para aquele fim, é importante saber que a empresa se mostra acessível à comunicação com seus clientes.

2 – Veja a opinião de outros clientes da empresa

As lojas online se preocupam cada vez mais em fornecer um bom serviço de atendimento ao cliente por saberem que a experiência de uso de cada pessoa que compra no site pode influenciar futuros compradores. Afinal, hoje não faltam formas de compartilhar a sua experiência ao comprar em uma loja em diversos sites e mídias sociais. Portanto, pesquise a reputação da empresa em páginas especializadas nisso, veja se a empresa respondeu as reclamações e seja crítico com relação à relevância dos comentários negativos.  Às vezes, a página da empresa em mídias sociais também pode ser um bom recurso para fazer essa análise.

3 – Tire todas as suas dúvidas antes de comprar

Se você encontrar no site todas as informações que precisa a respeito do produto este já é um bom sinal de que a empresa se importa em fornecer informações verdadeiras e completas ao seu cliente. No entanto, dúvidas pontuais a respeito de montagem, entrega, materiais e outras questões podem ser tiradas antes da compra. Assim, você aumenta suas chances de se satisfazer com o produto adquirido e já aproveita para testar o suporte ao cliente que a empresa oferece. Observe o tempo de resposta da empresa, a personalização de sua resposta e a utilidade das informações. Se quem atender você se mostrar prestativo, entenda como um bom sinal.

 

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By | 2017-01-17T15:17:09+00:00 novembro 21st, 2016|Dicas de compra|0 Comments

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